Nativos digitais: conhecem mesmo a leitura digital?

Vivemos numa era em que a leitura digital parece ser inata às novas gerações. No entanto, será que os chamados "nativos digitais" dominam realmente as competências necessárias para ler e interpretar conteúdos em ambiente digital?
O estudo do CERLALC (2020) desconstrói o "mito do nativo digital", revelando que o simples facto de crescer rodeado de ecrãs não significa que as crianças e jovens saibam ler criticamente ou com profundidade no digital. As competências de leitura digital precisam de ser ensinadas, desenvolvidas e praticadas com orientação, especialmente em contextos educativos.
Além disso, Teixeira (2014) alerta para o papel fundamental dos educadores na mediação pedagógica do uso das tecnologias digitais, desde a educação pré-escolar. A leitura digital exige novas capacidades: navegar em ambientes hipertextuais, filtrar a informação e manter o foco num mundo cheio de estímulos.
Em suma, os nativos digitais não são leitores digitais por natureza. Precisam de apoio, estratégias e orientação para se tornarem leitores críticos e autónomos nos ambientes digitais.