Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias

A importância dos recursos digitais no Pré-Escolar
A autora defende que os educadores devem acompanhar as mudanças sociais e integrar as tecnologias nas práticas pedagógicas, pois estas já fazem parte da realidade familiar e cultural das crianças.
Narrativas digitais como estratégia pedagógica
A criação de narrativas digitais permite às crianças contar histórias usando imagens, som e texto, desenvolvendo a expressão, a criatividade e a capacidade de comunicação.
Multiliteracias no Jardim de Infância
O projeto mostra que, ao trabalhar com narrativas digitais, as crianças desenvolvem multiliteracias. Não só aprendem a ler e a escrever, mas também a usar diferentes linguagens (visual, sonora, digital).
Envolvimento da família e da comunidade
A utilização do blogue educativo foi uma ponte entre o Jardim de Infância e as famílias, permitindo partilhas, comentários e envolvimento direto dos pais nas aprendizagens das crianças.
O papel do educador como mediador
O educador é visto como um agente de mudança, que deve planear, experimentar e facilitar experiências com tecnologia, sem medo de errar, promovendo ambientes de aprendizagem mais ricos.
A tecnologia como parceira da aprendizagem
Ferramentas como o computador, software de edição de som e vídeo, e o blogue escolar foram centrais neste projeto. As crianças interagiram com os meios digitais de forma autónoma e significativa.
Impacto positivo nas aprendizagens
O estudo conclui que a integração das TIC favoreceu o desenvolvimento das três áreas curriculares da educação pré-escolar:
- Formação pessoal e social,
- Expressão e comunicação,
- Conhecimento do mundo.
Mais uma Reflexão...
Esta dissertação reforça a importância de repensar as práticas educativas no Jardim de Infância à luz da realidade tecnológica em que vivemos. As crianças de hoje já convivem com o digital em casa, e isso deve ser integrado, com sentido pedagógico, no espaço educativo. O projeto apresentado mostrou que a utilização de narrativas digitais não só motiva as crianças, como também desenvolve competências muito mais amplas do que a leitura e a escrita tradicionais.
Foi interessante perceber que, ao contar histórias com som, imagem e texto, as crianças aprendem a comunicar melhor, a trabalhar em grupo e a refletir sobre aquilo que querem expressar. Para além disso, o uso do blogue como ferramenta educativa ligou a escola às famílias, tornando o processo mais partilhado e próximo.
O papel do educador é aqui valorizado como alguém que arrisca, que experimenta, e que constrói com as crianças, em vez de apenas transmitir.
Este trabalho mostra que a tecnologia, quando usada com intencionalidade e criatividade, pode ser uma verdadeira aliada para promover multiliteracias desde a infância e enriquecer o percurso educativo de forma significativa.