Leitura digital nas escolas: desafio ou oportunidade?

A leitura digital está a transformar a forma como aprendemos, comunicamos e interagimos com o conhecimento. Nas escolas, esta mudança pode ser uma oportunidade poderosa — mas também exige adaptações.
As bibliotecas escolares, por exemplo, assumem hoje um papel de mediação fundamental, não apenas disponibilizando recursos digitais, mas também ensinando os alunos a usá-los com sentido crítico. Como referem os autores do relatório ORE (2014), estas estruturas têm evoluído para responder aos desafios da era digital e ajudar os alunos a aceder e utilizar conteúdos online de forma criteriosa.
É igualmente essencial criar ambientes de leitura motivadores, com recursos variados, que incluam ebooks, podcasts, jogos educativos e ferramentas digitais interativas. Esta diversidade permite que os alunos encontrem novos sentidos para a leitura e a associem a experiências mais participativas e significativas.
As escolas têm nas mãos o desafio e a missão de preparar leitores digitais competentes — e isso começa com uma abordagem pedagógica crítica e inovadora aos recursos digitais.